Questões frequentes

"Como 'alistar' a um partido com o qual  não me identifico? Ao nível de ideais não me identifico claramente com um partido, e não é possível pertencer a vários..."
Talvez no passado os partidos fossem agregadores de militantes que defendiam uma ideologia . Eram "tropas" obedientes ao serviço do partido, dos seus ideais e da sua direcção. Não é dessa militância que os partidos e o país precisam hoje. 
A nossa proposta, é que que cada um assuma uma "cidadania livre e activa" dentro de um partido, votando para eleger melhores líderes e representantes e intervindo para influenciar a sua agenda e mudar o que está mal. Não temos de nos identificar com todas as suas ideias, nem votar se não concordamos com as suas escolhas.  A democracia é a arte do compromisso, e os cidadãos tem também de aceitar esse compromisso.
Que partido escolher? Aquele com os ideiais mais próximos dos seus, onde as suas ideias podem ser melhor acolhidas e onde poderá encontrar mais cidadãos-militantes que defendem o mesmo que defende.
"Se aderir a um partido perco liberdade de voto?"
Ninguém perde liberdade de voto, pensamento, expressão ou associação em filiar-se num partido. Pelo contrário, ganha poder de voto (em todas as eleições internas do partido) e de intervenção dentro do partido. A filiação partidária confere mais poder à cidadania.