Há 30 anos atrás, um grupo relevante de cidadãos, descontentes com os partidos decidiu avançar e criar um novo partido, o PRD, que nas suas primeiras eleições 18% dos votos e elegeu 45 deputados. Um notável feito na nossa democracia que alterou o jogo político nesses anos.
Hoje, o nível de descontentamento com os partidos é drasticamente superior, há um sentimento de que os atuais partidos são incapazes de se renovar, a sociedade civil tem expressado das mais variadas formas o seu descontentamento e urgencia de mudança.
E no entanto... esta sociedade civil tem-se revelado no essencial "bloqueada", pois não acredita no papel que pode desempenhar na regeneração dos nossos nossos principais partidos (em que vota e financia com os seus impostos), como também não foi ainda capaz congregar a vontade de 50 a 100 dos seus elementos mais relevantes, para criar um novo partido capaz de emergir no nosso sistema político.
Pode ser que a vitória de Rui Moreira no Porto, seja percebida pelos membros mais relevantes da nossa sociedade civil, e todos os cidadãos que querem ser parte da solução, que é possível em democracia a mudança no nosso sistema político central (os partidos políticos que concorrem nas legislativas), seja forçando a mudança dos atuais partidos, seja criando um novo partido que concorra contra os atuais, de igual para igual, tal como fez a candidatura de Rui Moreira.
Essa seria a maior vitória de Rui Moreira. Vamos lutar por ela?
Eu estou totalmente a favor deste movimento e da tentativa de mudarmos os partidos de dentro para fora, visto que no outro sentido, está bloqueado!!
ResponderExcluir